DESAFIO

 

O Instituto Ipê nos procurou para resolver a seguinte questão: Como unir comunidades amazônicas diferentes em prol da promoção do artesanato do Baixo Rio Negro? Esta é uma região riquíssima dentro do município de Manaus, mas isolada pelas águas do Rio Negro e afluentes. As comunidades de Terra Preta, Nova Esperança, 3 Unidos, Aruaú e São Sebastião são bastante plurais em termos de cultura material. As 3 primeiras, indígenas, e as últimas, representantes da cultura cabocla. Todas elas com produção expoente em artesanato, e com as mesmas dificuldades percebidas em qualquer outra região do Amazonas. Elas precisavam perceber que, juntas, poderiam ser mais fortes e transformar os sonhos em realidade.

 

SOLUÇÃO

 

Nossa equipe passou 2 dias subindo o Rio Negro e o Rio Cuieiras, para descobrir as histórias de cada comunidade. A partir de um trabalho envolvendo Design Thinking e ferramentas de Branding, desenvolvemos uma atividade de co-criação, onde identificamos os valores, elementos e histórias norteadoras do ideal comum de cada produção artesanal. 

 

Coletamos um material escrito e visual que nos permitiu chegar a um consenso, a partir dos elementos indicados por cada comunidade: os grafismos presentes nas pinturas corporais, que também eram replicados na produção artesanal. Além do rio, elemento que é vital para a conexão física e cultural de cada uma delas. 

 

Desenvolvemos a marca e suas aplicações, com objetivo de registrar o que era fundamental na cultura amazônica ali presente, e principalmente, que fosse de forma empática para cada membro. Foram criados dois modelos de camisas, tags para os produtos, cartões de visitas e também um website onde poderíamos apresentar toda a produção artesanal. Ou seja, conseguimos entregar um kit básico de comunicação que teve um resultado bastante significativo para a rotina daquelas comunidades, pois foram empoderadas.

DESEJO A

FOCUS DM NA MINHA EMPRESA!

​​​​© 2016 por Focus Design e Marketing - Manaus.Amazonas. Brasil