O que sua empresa precisa para se diferenciar e alcançar o coração das pessoas?

Em um mundo com informação demais e tempo de menos, é necessário encontrar a diferenciação da nossa marca para alcançar o sentimento das pessoas.

 

 

 

Li recentemente sobre os Tukano, o povo mais numeroso da família Tukano Oriental, que predomina em boa parte do rio Uaupés, no noroeste amazônico. Para eles, o avô do universo sentou-se num banco de quartzo para criar o mundo e a humanidade. Esculpido em madeira, o banco Tukano é o assento do Kumu, o benzedor. Esta peça, que faz parte do cerimonial daquele povo, é símbolo de estabilidade e sabedoria.

 

O que me chamou atenção é o que esse banco é feito somente por homens daquela etnia, assim como os ralos de mandioca são feitos pelos Baniwa, as canoas feitas pelos Tuyuka. Em resumo, cada etnia desenvolveu "produtos" que funcionam como um distintivo. Existem muitos bancos no mundo, mas nenhum igual ao dos povos Tukano.

 

Por meio deste exemplo podemos refletir como ser diferentes e ao mesmo tempo chegar ao coração das pessoas. Sobre marca, Marty Neumier define: "Uma marca não é o que você diz que ela é. É o que os outros dizem que ela é." Trabalhamos com Branding e, rememorando, Branding é uma atividade que integra design gráfico, publicidade, marketing e relações públicas na busca de uma identidade que passe emoção, paixão e gere vontade no consumidor.

 

Em geral, as pessoas não entendem sobre comportamento de consumidor ou manuais de identidade de marca, mas entendem de amor, beleza, boas ações. Por isso, é fundamental definir os pontos de contato (Serviços, Pessoas, Produtos e Ponto de venda) para trabalharmos nessa construção da marca. O varejo tem a máxima "retail is detail" e sempre penso nisso como algo em que devemos observar no dia a dia, pois, os detalhes fazem a diferença.

 

Backer Spielvogel Bates afirma que "as fábricas enferrujam, as embalagens tornam-se obsoletas, os produtos perdem a sua relevância, mas as grandes marcas vivem para sempre". Quando uma parceria inicia, geralmente procuramos entender o negócio do nosso cliente, o que ele realmente quer passar e construir, para depois mergulhar na busca do perfil do consumidor. Este, por sua vez, pode "curtir" ou não uma marca e propagá-la de forma positiva ou negativa.

 

Assim como os Tukano, temos que assumir a importância de construir nossa marca dia a dia. Essa construção tem que ser de dentro para fora, buscando, como eles, nos diferenciar.

O primeiro passo para a diferenciação é exatamente isso: valorizar nossa identidade. 

 

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March 16, 2016

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